terça-feira, 12 de julho de 2011

TRES MESES NO AR



Só agora a noite foi que me lembrei que hoje está fazendo exatamente tres meses que o blog ACORDA CORDEL está no ar. A primeira postagem foi sobre a adaptação do romance "O tronco do ipê", de José de Alencar, para a linguagem do cordel. O leitor pode ir lá conferir... é a nossa postagem inaugural. Fui motivado a criar este blog por dois fatores. Há tempos vinha acompanhando com interesse os blogs dos poetas Marco Haurelio, Marcos Mairton. e do Papa Berto I - O jornal da Besta Fubana, uma gazeta da "Bixiga-lixa" todos muito interessantes e fundamentais na divulgação da cultura nordestina, sobretudo do que não está na grande mídia. No final de março foi a vez do poeta Pedro Paulo Paulino criar o seu - o Vila Campos Online,  para o qual tenho enviado algumas colaborações (e vice-versa). Outro fator determinante foi criar um espaço para divulgação das atividades relacionadas ao projeto Acorda Cordel na Sala de Aula e a poesia popular de modo em geral, sem falar na música e na arte Nordestina como um todo.

Pois bem, é com grata satisfação que constatamos nesse exato momento a incrível marca de 63 seguidores e 21.257 visitas, de leitores de mais de dez países diferentes. Uma média de 7 mil visitas/mês, embora o mês de junho tenha apresentado o maior record de visitas diárias... Foi entre os dias 12 e 15, quando chegamos a mais de 700 visitas por dia. As postagens responsáveis por esse súbito interesse do público foram duas em especial: uma sobre as FESTAS JUNINAS e outra sobre uma palestra que realizei, ao lado do poeta Zé Maria de Fortaleza, numa escola de Capuan-Caucaia, para mais de 500 alunos e professores.

Eis a situação atual do blog:

Brasil
 - 18.085
Bélgica
 - 1.788
Estados Unidos
 - 534
Portugal
 - 344
Holanda
 - 125
Alemanha
 - 67
Espanha
 - 36
Reino Unido
 - 32
Argentina
 - 16
Suíça
 - 13


E ainda visitas de outros países que não aparecem no contador de visitas, como Timor-Leste, Hungria, Canadá, Índia, Iraque e Japão. É o que o contador só mostra os dez que estão no top de visitantes.



A todos os seguidores, leitores e colaboradores do blog,
nosso muito obrigado!

7 comentários:

  1. Olá Arievaldo,
    Parabéns por este espaço de ótima qualidade com postagens de grande importância para os apreciam a cultura popular.
    Seu jovem blog no meu conceito já é referência para quem quer saber mais e com qualidade sobre nossa cultura popular.
    Foi bom conhecê-lo pessoalmente, embora que por acaso e tão rápido.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Acorda Cordel que nos seus tres meses de idade já encanta com tantas novidades aos amantes do cordel! abraços amigo.

    ResponderExcluir
  3. Parabens! Eu comecei a seguir o blog essa semana e estou gostando muito, sou de Caetés - PE e dou muito a valor a literatura nordestina, esse blog era o que faltava pra eu seguir, obrigado por compartilhar! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Dalinha, Lia Silveira e Ciço Poeta. Temos procurado mostrar, nesse espaço, o trabalho das novas gerações de poetas populares, sem esquecer jamais de resgatar a obra dos grandes mestres do passado, sobretudo aqueles mais esquecidos, como Vicente Vitorino de Melo, Minelvino Francisco e outros mais. Temos divulgado o trabalho de Lucas Evangelista, Mestre Azulão, Bule-Bule, Manoel Monteiro e outros decanos do cordel. E, de quebra, estamos mostrando também um pouco da cultura Nordestina em geral. Agradecemos dicas, sugestões, palavras de incentivo e até mesmo as críticas que vierem, afinal de contas nada é perfeito. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, poeta. Blogs como o seu, que discutem realmente a literatura de cordel e não se furtam a emitir opiniões sobre os mais variados temas, são raros nessas veredas.

    ResponderExcluir
  6. O blog Acorda Cordel já começa a fazer parte do dia a dia de muita gente. O leitor de blog é tão contumaz quanto o leitor do tradicional jornal impresso. Parabéns pelos três meses de existência bem assinalada do blog do companheiro. É uma iniciativa honrosa a do Ari, em dispor de maneira eletrônica o grande acervo e conhecimento que ele detém da Literatura de Cordel, sendo ele um dos maiores expoentes dessa arte.

    ResponderExcluir
  7. UM COMENTÁRIO INTERESSANTE:

    Ao longo desses tres meses, a postagem mais vista em nosso blog, que tem um número de visualizações que supera a segunda colocada em mais do dobro a segunda colocada, é "FOLHETIM GLOBAL DIFUNDE LITERATURA DE CORDEL". Lá foram postadas também diversas opiniões de leitores, como essa interessante observação da leitora GISA CARVALHO:

    "A novela Cordel Encantado, como toda produção ficcional, não tem a obrigação de retratar um dado contexto tal qual ele se apresentou. Isso aí fica para a História fazer.. E se considerarmos a subjetividade dos historiadores, nem eles fariam dessa forma.

    Gostei muito dessa novela, talvez por ter alimentado uma péssima expectativa, me surpreendi. Lógico que há falhas, mas é um passo para que o cordel se torne uma literatura conhecida, e aí quem tiver interesse em saber exatamente o que é um cordel, pega um folheto e lê. O que não se pode esperar é que uma novela das 6 traga uma discussão complexa acerca de estereótipos e da realidade nordestina. Inclusive, acho que já se faz uma trama um tanto mais ousada quando sugere a dupla interpretação da prática do Cangaço, em vez de simplesmente tachá-los como bandidos, com uma protagonista que não é bobinha nem ingênua...

    Com relação ao sotaque, sabemos que é estereotipado sim, mas também está avançando, se considerarmos os tantos horriveis e insuportaveis que existiram em tramas como Senhora do Destino, por exemplo.

    Gosto desse hibridismo que a trama sugere."

    ResponderExcluir