sábado, 9 de julho de 2011

SEMANA DO BAÚ DA GAIATICE



O poeta Barros Alves, redator-chefe da revista Nordeste 21, fez a apresentação do meu primeiro livro, O Baú da Gaiatice, no seu lançamento oficial  ocorrido no Pirata Bar, da Praia de Iracema. Orador eloquente, Barros estava particularmente inspirado nesse dia e fez uma brilhante descrição da obra e também do autor, que conheceu pessoalmente naquela semana. Explico: Barros Alves era muito ligado ao editor Vescêncio Fernandes e também colaborava na revista Varal. Daí que Vescêncio fez a ponte e acabamos nos conhecendo naquele momento, selando uma amizade que dura até hoje.

Barros Alves acaba de me encomendar mais uma capa para a revista Nordeste 21, trata-se de uma edição comemorativa do centenário de Juazeiro do Norte. Como sou amigo do jornalista e devoto do Padim Ciço, não poderia faltar a essa honrosa incumbência. Eis abaixo, em primeirissima mão, um lay-out, ou melhor um dos estudos realizados para a capa:



O DISCO DA SEMANA

Conforme prometido anteriormente, eis o famoso LP "Forró em Calcaia" (sic), gravado por Ary Lobo, onde ele homenageia o craque cearense Babá. Áudio e capas foram obtidos no site www.forroemvinil.com , um dos mais completos e melhores em matéria de música nordestina.

Ary Lobo – Forró em Calcaia

capa-frente4

capa-verso4


Venho hoje, postar mais um grande disco de Ary Lobo para vocês. Eu particularmente sou um grande fã desse cantor, o ritmo que ele impõe nas suas músicas é de grande excelência.Nesse LP lançado em 1964 pela RCA Victor duas músicas em especial me chamaram muito a atenção, são elas “Gato sem unha não briga”, de S. Ramos e K-Boclinho e “Duelo do amor” de S. Ramos e Noel Silva. (Texto posta no "forró em vinil")

Ary Lobo – Forró em Calcaia
RCA Victor – 1964

01. Forró em Calcaia (J. Lima – J. Bruno Magalhães – Zéguimar)
02. Gato sem unha não briga (S. Ramos – K-boclinho)
03. Lelê ziriguidum (Paulo Miranda – Ramon Laca)
04. Quem mandou você pra cá (Alventino Cavalcante – Ary Lobo)
05. Quem dá aos pobres, empresta a deus (Buco do Pandeiro – Panta)
06. Cabelos grasalhos (Assumpção Corrêa – William Duba)
07. Vamos a farinhada (Carlos Magno – Ary Lobo – José F. Braga)
08. Duelo do amor (S. Ramos – Noel Silva)
09. Saudade de Caicó (Adão Ferreira – Manoel Francisco)
10. Saudade atroz (Jayme Silva – Neuza Teixeira)
11. Pastoril no torrião (Luiz Boquinha – Ary Lobo)
12. Poeira (Assumpção Corrêa – Coroné Narcizinho)

Para baixar esse disco, clique aqui

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MESTRES DA CULTURA


A RAINHA VAQUEIRA
Por GILMAR DE CARVALHO

É incontestável a contribuição do ciclo do gado para a formação do Ceará De Capistrano de Abreu ao Boi Piauí, de Quixeramobim, as referências ao vaqueiro fazem jus à importância que ele teve no desbravamento dos sertões, na constituição das fazendas, que se tornaram vilas, e na formação de um imaginário e de uma cultura que refletem nossa secura, ética e determinação. Das narrativas orais (“Rabicho da Geralda”, bois “Espácio”, “Victor” e “Pintadinho”), passando pela escritura de Alencar e Domingos Olímpio, e pela dança dramática do bumba-meu-boi, somos uma nação vaqueira.

INICIAÇÃO
Sertão brabo. Vegetação rala: jurema, catingueira, unha-de-gato. Cactus e pedras. Sol estourado. Serrotes ao longe. Cenário de “Vidas Secas”.
Fazenda Barra do Cancão, 33 km a oeste de Canindé, hoje um assentamento do INCRA. Lá nasceu Dina, em 1954, de uma família de doze filhos, dos quais cinco mulheres. O pai, José Martins da Silva, vaqueiro, tinha mais de cem cabeças de gado. A mãe Maria Olinda Marreiro, ajudava na fabricação de cerca de 5 kg de queijo por dia, além de  distribuir leite para os moradores e vizinhos.
Em meio ao pai, a dois irmãos vaqueiros encourados, e a muitos aboios, a menina cresceu. As lembranças são de um paraíso esturricado.
Um dia, aos sete anos de idade, ela montou. O pai não desaprovou, apesar de ter sete filhos “varões”. Logo, a menina estava vestida de gibão de couro, tangendo o gado nos lajedos e procurando a rês desgarrada.
Aprendeu vendo o trabalho na fazenda. E foi assim no ciclo do gado, quando se estabeleceram os núcleos que seriam as cidades. Quando as boiadas circulavam abrindo as trilhas que hoje constituem nossas estradas.
Canindé, um aldeamento tapuia, no século XVIII, atraiu fazendeiros do Jaguaribe, e um deles, Francisco Xavier de Medeiros construiu a capela para São Francisco, por volta de 1775. Desmembrou-se de Quixeramobim, em 1846, constituindo uma vila, hoje um dos grandes referenciais da religiosidade popular do Brasil.
Dina cresceu, tomou gosto pelas festas de apartação, começou a participar e a se tornar atração das vaquejadas, a derrubar o animal pelo rabo. Tornou-se uma vaqueira respeitada.
Aos quatorze anos, um vizinho perdeu uma rês, que se misturara ao gado dos Martins da Silva, e mandou seus vaqueiros pedir ajuda. O pai falou que só quem poderia ajudar seria Dina. Ela selou o cavalo, vestiu perneira, derrubou a novilha e a entregou de volta.
Não deu muita importância às narrativas de bois mandingueiros e cavalos misteriosos, das quais o sertão é pródigo. Histórias que eram contadas por seu avô e ela colocava na conta de fantasia. Afinal de contas, se tinha cavalo brabo ela montava, amansava, se tudo aquilo ela fazia...
Antônio Cícero (cantador), Dona Dina e Luiz Gonzaga
(Missa dos Vaqueiros de Canindé)

  A VOZ
 O primeiro aboio ela ainda sabe de cor: “Em nome do Pai Espírito Santo / na hora de Deus amém / penso no que é ruim pra mim / e não se agrava a ninguém / o começo do aboio / são palavras que convêm, ô, ô,!”
E prossegue: “Aqui mando meu aboio / vai meu aperto de mão / pra meus amigos vaqueiros / gente humilde do sertão, ô, ô !!!”
Mas na região corre a fama do vaqueiro Zé Fortunato, morto há dez anos, de quem se dizia que não trabalhava só, mas com a participação de umas rezas que ajudavam-no a lutar alta noite, sozinho, sem nunca botar gado no mato ou nas estradas.
Por falar em encantaria, o caboclo Boiadeiro se manifesta nos rituais de Umbanda e seu ponto cantado: “Caboclo é Boiadeiro / É morador na chegada / Vaqueiro chapéu de couro / Ele é o rei da boiada”. Com um quê de aboio na repetição final do” ô, ô, ô.
Nunca leu um cordel e eram raras as passagens de violeiros por uma fazenda tão fora das rotas. Mesmo assim ela conheceu Tetéu, Zé Louro e lembra de ter ouvido aboios no programa de rádio de Aurélio Brasil.
Não se deixava impressionar pela valentia dos outros. Sabia de sua coragem e de sua força.
Estudou três anos no Colégio Santa Clara, um internato em Canindé, mas todo final de semana voltava para a fazenda. “Não agüentei não. A vida do campo é muito boa”.
Lá se sentia livre. Era Luzia - Homem, de Domingos Olímpio, Diadorim, de Guimarães Rosa, a donzela guerreira do “Grande Sertão”, atualizando o “topos” do romanceiro e aliando a coragem à beleza.
Gostava de ajuntar o gado, conversar com ele, de lutar com os brutos “parece que eles entendem a gente”.
 LAÇOS DE FAMÍLIA
 A armadura de couro não escondia a mulher bonita e faceira que se casou aos dezessete anos, em 1971.
Não deixou a montaria. O marido, Fernando Pereira Lima, vaqueiro, a estimulava, não tinha ciúmes da mulher, e entravam carrascal adentro para campear.
Moravam na fazenda Jacurutu, a 18 km da sede do município, “para o lado do nascente”. O gado era numeroso, mais de 1300 reses, de outros donos, que eles cuidavam.
Foram felizes, como nas histórias de “trancoso”, e tiveram três filhos.
No relato memorialístico das façanhas, o dia em que, com outros vaqueiros, matou uma onça, com uma paulada na cabeça do “gato”, que, aos poucos, volta a aparecer nos serrotes da região.
O marido ainda teve tempo de vê-la coroada “Rainha dos Vaqueiros”. Era pra valer. Tinha de ser uma mulher que montasse, se encourasse, soubesse como se pega uma rês, e não uma mocinha ávida por um título de beleza.
Marcante foi o encontro com Luiz Gonzaga que cantou, galanteador, em tom de aboio: “Morena tão bonita / aonde você mora?”. Rápida no laço, tangendo gado e rimando, Dina respondeu”: “Eu moro bem distante / meu marido está lá fora”. O “rei do baião” não fez por menos: “Pois dê lembrança a ele / se arretire e vá embora”. Dina retrucou: “Eu vou me arretirando / mas não é com medo não / é mostrando para o povo / a minha boa intenção”
Em 1970, Frei Lucas começou a celebrar a Missa dos Vaqueiros, nos fundos da basílica, junto à gruta, como parte da festa de São Francisco, em outubro, tradição inventada e que perdura até hoje.
 DOCUMENTO SONORO
 Dina está no registro que Aloísio de Alencar Pinto fez, em 1982, dos aboios cearenses, no oitavo centenário de nascimento de São Francisco, na basílica de Canindé. É dela a voz feminina que canta, a capela, “Sinto cheiro do gado giz”. O compacto foi lançado pela Funarte e relançado em cd, com apoio do Itaú Cultural, em 1998 (Documento Sonoro do Folclore Brasileiro- volume VI).
“Aqui mando meu aboio / para todos os fazendeiros / deputado e capitão / e a todos meus bons vaqueiros / Zé Martins, lá em Cancão / que foi meu patrão primeiro”, improvisou na homenagem ao pai.
Depois que enviuvou (o marido morreu de parada cardíaca, aos 44 anos), perdeu o estímulo, abandonou as vaquejadas, se desfez das roupas de couro, mantendo apenas um chapéu, e se afastou um tempo deste universo da qual ela fazia parte e que dera sentido à sua vida e impregnara tão fortemente seu imaginário.
Aprendera a aboiar ouvindo vaqueiros mais velhos. No início o berrante era um búzio. Depois passou a usar o chifre, embora não faça parte da tradição local, quando o que prevalece é a voz roufenha, o som da taquara rachada, como a dos cegos de feira, dos mezuins do Islã ou o cantochão gregoriano, acompanhado pelo chocalho. Voz que ecoa e se embrenha feito o gado, no tempo em que rangiam as rodas de madeira do carro – de  - bois.
Aqui temos um aboio com influências da cantoria e que recorre a rimas, quadras e sextilhas. Mas a voz de Dina deu sinais de fraquejar e ela também parou.
Casou pela segunda vez, com um comissário de polícia, casamento desfeito, recentemente, e sobre o qual não gosta de falar.
 A LÍDER
 Em 1993, foi fundada a “Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores de Canindé”. Dina foi a primeira presidente, cargo que ocupa até hoje, em função mesmo de sua liderança, fazem questão de dizer seus companheiros.
Quem melhor do que ela para dirigir uma reunião com os mais de 300 sócios? Quem uniria força e sensibilidade para manter a Associação coesa? Quem compreenderia tão bem que o sertão, também no caso de Canindé, está literalmente dentro de todos eles e eles dentro do sertão?
Aliás, é curiosa a aceitação da “organização” por parte das camadas populares, como disciplina do caráter dionísiaco destas manifestações. Das regras do carnaval ao controle dos folguedos tradicionais, é o próprio povo que introjeta a burocracia e assimila o modelo hegemônico, em perda de uma espontaneidade própria da festa.
Dina conta fatos curiosos, abre o velho baú de couro e tachas de metal e retira fotografias, o compacto dos aboios, recortes desorganizados de jornais.
Fala de sua devoção por Santa Joana d’ Arc, também guerreira, e por São Jorge, vaqueiro, a quem sempre recorre nas horas de aflição: “Meu São Jorge, me dá tua espada para eu lutar!“
Dina se dedica em tempo integral à Associação. Os filhos estão criados. A mãe, idosa, merece cuidados especiais.
Fala com carinho dos vaqueiros mais antigos, como Moisés Uchoa, Luis Preto e Zé Marçal, todos aboiadores. Uchoa sabe recitar o “Rabicho da Geralda”, história de um boi de fama conhecido, de Quixeramobim, famoso em todo sertão, narrativa oral (aboio, segundo alguns) que os folcloristas datam de 1792, recolhida, dentre outros, por Antonio Bezerra e “revisada” por José de Alencar
Orgulha-se de ser personagem da exposição “Vaqueiros”, no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ainda que esteja de fora do painel fotográfico da mostra, e de ser amiga de Dilson Pinheiro, que manda sempre abraços para ela no programa Ceará Caboclo (TVC).
 SEMPRE MAJESTADE
 Desde 1970, até agora, desfila garbosa, na marcha dos vaqueiros na festa do santo, que tanto amava os animais, e em quem tanto crêem os sertanejos, empunhando o estandarte ou a bandeira do Brasil. Cortejo e aboios que marcham para outras localidades como Bonsucesso, Porto de Pedra, São Domingos, Campos Belos e Caridade.
Pensa em comprar nova roupa de couro, com a qual se sentiria “orgulhosa”: chapéu, guarda - peito, bata, gibão, botas e luvas, em couro de bode ou vaqueta natural. Roupa que exige disciplina para ser usada e que não refresca, mesmo quando se está cavalgando e o vento sopra quente, calor de fornalha. Feita mesmo em Canindé, por Zé Neco, sob medida, vontade que esbarra no preço alto.
Com seu porte altivo, mais de um metro e oitenta, sorriso aberto, espontânea, Dina é a senhora das marcas de ferrar, das histórias que se contarão a partir dela, e do aboio longínquo, que um dia emudeceu, mas que pode voltar triunfante quebrando a morrinha das tardes do sertão.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TREM DO FORRÓ


Meu amigo DILSON PINHEIRO, apresentador do Programa Ceará Caboclo, da TVC, manda me convidar para um forró em Caucaia... Ou melhor, no interior de um trem que faz a linha Fortaleza-Caucaia, saindo da Estação João Felipe. Essa idéia de fazer forró no trem é maravilhosa, existe também em Campina Grande e outras cidades Nordestinas. Aliás, deviam revitalizar o trajeto rumo à Baturité, Quixadá, Quixeramobim... Pelo menos no período junino. Mas por enquanto, temos que nos contentar com esse curto trajeto Fortaleza-Caucaia. Por falar nisso, lembrei-me da famosa composição de Ary Lobo, Forró em Caucaia...


Forró em Caucaia

Lá para Caucaia,
Por Babá fui convidado
Pruma dança de xaxado
Na casa de um tal de Zacharias
Houve uma briga 10 nos chão 15 estirados
Também uns 20 amarrados
Para morrer no outro dia
E só se ouvia os estalos do Jucá
E os gritos fura ele
Bota o sangue para coalhar (bis)

Tinha um valente
Um cabra do iguatu
Da carreira e do medo
Trepou-se num pé de mandacarú
É de morte a terra do Babá
O Babá é bom na bola
E o pai dele é no jucá
É de morte a terra do Babá
O Babá é bom na bola
E o ‘Seu’ Gadelha é no Jucá.

Prometo postar, em breve, o LP de Ary Lobo com esta irreverente composição. Mas e Babá? As novas gerações certamente não ouviram falar deste grande atleta cearense:

Babá, ex-ponta-esquerda do Flamengo, Ceará, Sport Recife, Unam do México e Seleção Brasileira

 
Mário Braga Gadelha nasceu em 24 de abril de 1934 em Aracati (CE) e iniciou a carreira profissional no Ceará (passou também pelo Ferroviário). Tinha apenas 1,54m de altura e costumava infernizar a vida dos zagueiros com a sua habilidade.

Depois, foi treinar no Sport. Na Ilha do Retiro, ganhou o apelido pelo qual ficaria nacionalmente conhecido. Depois transferiu-se para o Flamengo-RJ, time pelo qual jogou mais de 300 partidas, tendo chegado, inclusive, à Seleção Brasileira.

SAIBA MAIS SOBRE BABÁ:

Quando Ary Lobo fez a música em sua homenagem, sua família morava em Caucaia, daí o título da canção, que foi grafado erroneamente “CALCAIA” na capa do LP RCA Victor.




Eis o convite do DILSON PINHEIRO, em cordel, como é de seu estilo:


FORRÓ EM CADA VAGÃO
MAS, O FORRÓ PÉ DE SERRA
QUE TEM O CHEIRO DA TERRA
E MANTEM A TRADIÇÃO
BANDEIRINHAS DE SÃO JOÃO
DÃO MAIS COLORIDO E BRILHOS
PASSANDO PROS NOSSOS FILHOS
TODA A NOSSA IDENTIDADE
COLOCANDO DE VERDADE
O NOSSO FORRÓ NOS TRILHOS.

                     Dilson Pinheiro

DA "MALA DA COBRA"

O HUMOR NA CANTORIA – PARTE I*



Por: Arievaldo Viana

Luiz Antonio foi um dos cantadores mais espirituosos que conheci. Faleceu há pouco tempo. Residia em Mossoró-RN, onde presidiu por algum tempo a Casa do Cantador do Oeste Potiguar. Sempre que eu ia àquela cidade costumava encontrá-lo na recepção da Rádio Rural, aguardando o início do programa do poeta Crispiniano Neto. Já idoso, nunca havia publicado um folheto de cordel. Eu estava reunindo, na época, adaptações em versos para uma antologia composta de contos populares recolhidos pelo eminente folclorista Luís da Câmara Cascudo. Essa tarefa culminou com a publicação da caixa “12 contos de Cascudo em folhetos de cordel”, pela Editora Queima-Bucha, de Gustavo Luz. Coube a Luiz Antonio adaptar o curioso conto “Couro de piolho”, que na sua versão transformou-se em “O rapaz que encheu um saco de mentiras”.  Versejador desembaraçado, fez uma adaptação brilhante do referido conto por mim indicado, terminando por compor um dos melhores folhetos da coleção.
Portador de uma propalada feiúra, mas humorista incorrigível brincava com a própria falta de atributos físicos que lhe negara a natureza. Certa feita viajava de ônibus e uma velhinha começou a rodeá-lo, querendo puxar assunto. Depois de olhar fixamente na sua cara, saiu-se com esta:
- Estou lhe achando parecido com uma pessoa?!...
O poeta respondeu, em cima da bucha:
- Eu sou uma pessoa, dona!
Essa outra quem contou-me foi Crispiniano Neto, ex-Secretário de Cultura do Rio Grande do Norte e inspirado poeta:  Quando o Café Kimimo ainda era do empresário paraibano conhecido como Pitéu, eram comuns os bingos em Mossoró. Quando o governo os proibiu, Pitéu que tinha feito muitos deles, não se deu por vencido. Bolou uma excelente ideia de marketing. Fez um bingo onde ninguém comprava a cartela. Quem chegasse com dez embalagens de Café Kimimo vazias, ganhava a cartela e ia concorrer a inúmeros prêmios. No dia marcado, lá ia o poeta tentar a sorte. Quem sabe, um carrinho para viajar e fazer cantorias. O bingo era de manhã. Terminou e o poeta não chegou nem perto de armar, quanto mais de bater. Voltava a pé, pois os coletivos, diante da imensa demanda de um final de bingo, não tinham uma vaga nem pelo amor de Deus. Já perto de casa, após andar vários quilômetros a pé, suor empapando a camisa, cansado e morto de fome, eis que uma vizinha lhe aborda aos berros:

- "Seu" Luiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiz, foi pro bingo de Pitéééééu????????
- Fui. Respondeu o poeta num fio de voz que denotava o seu imenso cansaço e desgosto.
- E tirou alguma cooooooisa?
- Tirei...
- O quêêêêêêêê, "Seu" Luiz?
- Tirei o dia pra ser besta!

* * *
 Sempre houve um certo preconceito contra o cantador de viola, sobretudo a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros ecos da jovem guarda e a moçada daqui do Nordeste passou a imitar desbragadamente as modas ditadas pela mídia do Sudeste. Lembro de minhas tias, agarradas com revistas de fotonovelas, suspirando por Wanderley Cardoso, Roberto Carlos e Jerry Adriani e copiando os modelos dos vestidos das atrizes da época. Luiz Gonzaga e cantoria nem pensar! Cordel era coisa de velho, sinônimo de atraso.
Foi nessa época que, em nome da modernidade, resolveram dar um fim na mala de folhetos de cordel de minha avó. Primeiramente a dita maleta foi “desterrada” para a casa velha, espécie de armazém de quinquilharias. Deparei com a mesma totalmente empoeirada, em cima do caixão da farinha e comecei a trazer os folhetos de volta para as gavetas dos móveis da sala de jantar. Nesse leva-e-traz acabaram sumindo de vez, sobretudo quando passei a estudar na cidade.
Geraldo Amâncio contou-me certa vez que quando era um iniciante na arte da cantoria, teve de passar à cavalo por Várzea Alegre ou Icó, juntamente com outro companheiro. Logo na entrada da cidade duas mulheres se acotovelaram numa janela e deram o sinal para as vizinhas:
- Olha, mulher! Lá vem dois cantadores!
Aí o mundo desabou... Dezenas de cabeças surgiram nas janelas e começaram a rir, a fofocar e até mesmo vaiar a desafortunada dupla de poetas. Geraldo disse, que para desconto de pecados, a mula em que andava montado se acuou. Aí foi que a galhofa comeu de esmola.
Cena parecida aconteceu com o grande cantador Antônio Marinho. Ao passar numa calçada, com a viola a tira-colo, duas mulheres o interpelaram e disseram:
- O senhor é cantador?
Ante a resposta afirmativa, o poeta foi se afastando. Porém com os ouvidos atentos, aguardando possíveis comentários. Dito e feito, a mais velha e mais feia das duas foi logo dizendo:
- Porque será que todo cantador é feio?
Antonio Marinho rodou nos calcanhares, dirigiu-se à velhota e, entregando-lhe a viola disparou:
- Pegue a viola, dona, cante!!!
Situação similar aconteceu certa feita com o poeta Luiz Antônio. Ao deixar o modesto bairro em que residia, com viola às costas, meia dúzia de meninos, que brincavam despreocupadamente pela rua, de cipós em punho, começaram a imitar o som da viola em tom de deboche:
- Tum, Tum, Tum, Tum, Tum, Tum, Tum...  Nhém, nhém, nhém, nhém, nhém, nhém, nhém...
Luiz Antônio, sem afobar-se, fitou a molecada e disparou:
- Por quê vocês não vão dar os CUS?
Assim, mesmo no plural. Nem precisa dizer que os meninos meteram a viola no saco e pararam imediatamente de importuná-lo.

(In “Mala da cobra – Almanaque Matuto”, livro inédito de Arievaldo Viana)

* Essa postagem foi meu artigo de estréia na coluna MALA DA COBRA, no site "Jornal da Besta Fubana", uma gazeta da bixiga lixa, do Papa Berto I (e único).
O poeta Crispiniano Neto presenteia o então presidente Lula com
um exemplar da caixinha 12 Contos de Cascudo em Folhetos de Cordel


12 CONTOS DE CASCUDO EM FOLHETOS DE CORDEL
Crispiniano Neto presenteia o então presidente Lula com uma caixinha da coleção
Caixa contendo 12 folhetos em versos mais um folheto em prosa:

1 - História Completa do Navegador João de Calais
Autor: Arievaldo Viana

2 - História da Donzela Teodora
Autor: Leandro Gomes de Barros

3 - O Homem que Pôs um Ovo!
Autor: Evaristo Geraldo

4 - O Papagaio Real
Autor: Rouxinol do Rinaré

5 - O Príncipe do Barro Branco e a Princesa do Reino do Vai-Não-Torna
Autor: Severino Milanês da Silva

6 - O Boi Leitão e o Vaqueiro que não mentia
Autor: Francisco Firmino de Paula

7 - A Sorte do Preguiçoso e o Peixinho Encantado
Autor: Antonio Francisco

8 - O Rapaz que Encheu um Saco de Mentiras
Autor: Luiz Antônio

9 - Pedro Malazartes e o Urubu Adivinhão
Autor: Klévisson Viana

10 - História da Moura Torta
Autor: Marco Haurélio

11 - João Besta e a Jia da Lagoa
Autor: Francisco Sales Arêda

12 - O Príncipe das Sete Capas
Autores: Arievaldo & Vidal Santos

Apresentação da Coleção
Marco Haurélio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SEMANA DO "BAÚ DA GAIATICE"


A GAIATICE DE DOM ARIEVALDO





Passei ontem na Winner’s da Praça Osório para comer uma empada e um suco de cupuaçu e lembrei-me invariavelmente da minha viagem ao nordeste. Não saiu ainda da minha cabeça a idéia de escrever as memórias da Expedição Cordel, mas as proporções épicas e mitológicas do que tenho a dizer simplesmente me esmagam.
Como, por exemplo, falar do Arievaldo, engenhoso fidalgo, nosso irmão e supremo contato em Fortaleza, cuja casa virou nosso quartel-general? Nada, absolutamente nada, que eu disser sobre o Arievaldo pode dar uma idéia de como ele é na vida real. João Grilo? Robin Williams? Agoniado, energizado, maluco, bem-humorado, malandro, figuraça, gaiatíssimo?
Assisti recentemente ao filme Madagascar, animação da Dreamworks, e decidi que a única imagem que pode sugerir uma sombra do que é experimentar o Arievaldo em primeira mão é a do rei dos lêmures, Julien, dançando e cantando “Eu me remexo muito”. O rei Julien é uma versão serena, pacatíssima e domesticada do Arievaldo.
Cordelista, radialista, poeta, cartunista, leiauteiro, dançarino, xilogravurista, publicitário, comediante, dramaturgo, declamador, pesquisador, piadista, escritor, palestrante e figurinha difícil, Dom Arievaldo Viana é atualmente o menino-prodígio da literatura de cordel, seu talento e sua cruzada louvados de Bezerros no agreste pernambucano a Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Assim que chegamos a Fortaleza o Ari deu-me de presente um exemplar da segunda edição do seu livro mais recente, O Baú da Gaiatice – um apanhado de “causos”, versos, memórias e crônicas de humor nordestino. Confesso aqui, como já confessei pessoalmente a Dom Arievaldo, que não esperava nem de longe que o livro fosse tão bom. Inquiro apenas dois parágrafos, o primeiro e oitavo da crônica PRODUTO EXTERNO BRUTO É COM NÓS:
Bastou a revista Newsweek publicar o caput da mais recente descoberta do professor Nikin Kando – baba de calango em jejum como o mais poderoso sucedâneo da gasolina aditivada -, para o vereador oposicionista Procópio Straus (vereador por Apuiarés, mas nascido no distrito de Cipó dos Anjos) requerer junto ao IBAMA, com o consentimento do Green Peace e da Associação de Macumba Senhor do Engenho, licença para criar em cativeiro as “n” espécies do retromencionado lacertílio – família dos teídos, os tais do “monossílabo” torto.
Fincado em área de 22 quilômetros quadrados e população que beira os 200 habitantes, Cipó dos Anjos possui quatro bancos, sendo um de sangue e três de cimento localizados na praça Alferes Claudemiro Quaresma (ilustre antepassado do intrépido Procópio), herói da Guerra do Juazeiro, condecorado com a Medalha da Ferradura por haver salvo a vida de um jumento canindé do Dr. Floro Bartolomeu.

E por aí, senhoras e senhores, vai.

* * *

VER TAMBÉM crônica de PEDRO PAULO PAULINO
no site Recanto das Letras: O Baú do século

O LIVRO DA SEMANA

Estamos inaugurando uma nova seção. Livros sobre folclore, cordel e cantoria em PDF, disponíveis para download. Este livro que estamos resgatando hoje foi postado no blog VILA DE PATOS. O livro, publicado em 1953, traz deliciosas histórias e repentes de Pinto do Monteiro, Irmãos Batista, Domingos Fonseca, José Soares, Antonio Marinho e outros gênios da cantoria.
A Vila de Patos, na Paraíba, teria sido o local da peleja entre Ignacio da Catingueira e Romano da Mãe d'Água ocorrida em 1870. Dizem que esta foi a peleja fundadora de todas as pelejas

Coutinho Filho. Violas e repentes


PARA BAIXAR:http://www.mediafire.com/?cl3fjdozzyh

terça-feira, 5 de julho de 2011

CORDEL E SÁTIRA POLÍTICA


O IMPOSTO NA VISÃO DOS CORDELISTAS
(PARTE II)

Conforme já dissemos em postagens anteriores, o poeta popular paraibano Leandro Gomes de Barros foi o pioneiro na publicação de versos rimados no final do século XIX, sendo considerado o “pai” da Literatura de Cordel. Leandro escreveu longas histórias que ainda hoje são reimpressas e procuradas como “Juvenal e o Dragão”, “História da Donzela Teodora”, “O Boi Misterioso”, “O Cachorro dos Mortos” e muitas outras. Mas o velho poeta também valeu-se da crítica e da sátira em diversos folhetos. O descaso dos governantes com as populações pobres e sofridas do Nordeste, a guerra, a seca e o aumento dos impostos foram duramente criticados pelo grande trovador.
Folhetos como “Padre-Nosso do Imposto”, “O aumento do selo e a crise atual” e “Panelas que muitos mexem” dão a exata dimensão da verve criativa de Leandro. Na verdade, o poeta queixava-se da cobrança de impostos porque os governantes não os transformavam em benefícios para os mais carentes. Vejamos alguns trechos de “O imposto de honra”, escrito no início do século passado:
O velho mundo vai mal.
E o governo danado
Cobrando imposto de honra
Sem haver ninguém honrado.
E como se paga imposto
Do que não tem no mercado?

Procurar honra hoje em dia
É escolher sal na areia
Granito de pólvora em brasa
Inocência na cadeia
Agua doce na maré
Escuro na lua cheia.

Agora se querem ver
O cofre público estufado
E ver no Rio de Janeiro
O dinheiro armazenado?
Mande que o governo cobre
Imposto de desonrado.

Porém imposto de honra?
É falar sem ver alguém
Dar remédio a quem morreu
Tirar de onde não tem
Eu sou capaz de jurar
Que esse não rende um vintém.

Com os incêndios da alfândega
Como sempre tem se dado
Dinheiro que sai do cofre
Sem alguém ter o tirado
Mas o empregado é rico
Faz isso e diz: — Sou honrado.

Dizia Venceslau Brás
Com cara bastante feia
Diabo leve a pessoa
Que compra na venda alheia
O resultado daí
É o freguês na cadeia.

Ora o Brasil deve à França
Mas a dívida não foi minha
Agora chega Paris
Tira o facão da bainha
E diz: — Quero meu dinheiro
Inda que seja em galinha.

Seu fulano dos anzóis
Entrou e meteu o pau
Pensou que tripa era carne
E gaita era berimbau
Vão cobrar desse, ele diz,
Quem paga é seu Venceslau.

Disse Hermes da Fonseca
Eu não tinha nem um x.
Mas achei quem emprestasse
Tomei tudo quanto quis
Embora tivesse feito
A derrota do país.

(...)


(Em O cordel; testemunha da história do Brasil. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1987. Literatura popular em verso, antologia nova série, 2)




Outro folheto interessante, satirizando a cobrança de impostos é “Discussão de um Fiscal com uma Fateira*”, do pernambucano Manoel de Assis Campina, do qual apresentamos alguns trechos:




Certo dia eu viajei
Da cidade de Palmeira
Com destino ao sertão
Em Serra da Cachoeira
Vi uma grande questão
Dum fiscal com uma fateira.


Começou a discussão
Por causa de uma coleta
A fateira se zangou
Disse ao fiscal: - Pegue a reta,
Queime o chão e vá embora,
Não quero ouvir indireta!


(...)


Disse o fiscal: - Minha dona
Não interessa a questão
Me pague 15 cruzeiros
Que eu passo o seu talão
Disse a velha: - Dê o fora,
Pega a reta, queime o chão!


Onde foi que já se viu
Pagar imposto de tripa?
Hoje aqui eu brigo muito
E não pago essa “sulipa”
Posso pagar na cadeia
Depois que meter-lhe a ripa!



(...)



Disse o fiscal: - Está presa
A sua mercadoria,
Vá falar com seu Argeu
Chefe da coletoria
Não posso está empalhado
Aqui nessa porcaria!


Quando ele disse assim,
A velha se
engreguenou

Saltou de um lado da banca
Um mocotó agarrou
Passou-lhe no pé do ouvido
Que o fiscal inda tombou.


Aí o povo invadiu
Naquela ocasião
A fateira como doida
Com o mocotó na mão
Quando raspava de lado
Dois e três iam no chão.


* Vendedora de vísceras
Texto publicado no jornal “FALA FISCO”, informativo do SINTAF-CE, 2006


PARA ADQUIRIR ESTES E OUTROS FOLHETOS DE CORDEL
BASTA SOLICITAR ATRAVÉS DESTE E-MAIL:
acordacordel.ig.com.br

O BAÚ NO DIARIO DO NORDESTE

DO FUNDO DO BAÚ


Esta matéria foi publicada no dia 21 de maio de 1999, data do lançamento oficial do BAÚ DA GAITICE, no PIRATA BAR, da Praia de Iracema. Marinheiro de primeira viagem, eu fiquei desapontado com as vendas... "Apenas" 136 exemplares e comentei o fato com o meu amigo livreiro Sérgio Braga, da Livro Técnico, que me havia emprestado uns stands para expor os livros. Ele arregalou os olhos e disse:
- Vendeu mais de cem livros? É um best-seller!
Na matéria abaixo eu falo um pouco do processo criativo que envolveu a produção deste livro. Na verdade foi um apanhado de cronicas e causos dispersos, publicados em jornais e revistas, que acabaram resultando nesta obra.


‘‘O baú da gaiatice’’ do cronista
Arievaldo Viana no Pirata

Aproveitando um momento em que o Ceará ganha o título de terra de comediantes, o radialista e cartunista Arievaldo Viana escreveu o livro “Baú da Gaiatice”. Incluindo crônicas, anedotas e literatura de cordel, o livro vai ser lançado hoje à noite, no Pirata Bar. A idéia foi sugerida pelo diretor da revista Varal, que também se encarregou de procurar os patrocínios e editar o livro. Juntando crônicas que escrevia para jornais e revistas sindicais como a Pérola Negra do Sindicato dos Petroleiros, e para a própria Varal, Arievaldo observou que tudo isso poderia dar um livro. Não precisaria ir longe para encontrar ilustrações bem apropriadas ao contexto das histórias. Contou com o apoio de seu irmão e artista plástico Klévisson, de Jefferson Portela e também deu suas próprias pinceladas, já que trabalha há alguns anos nesta área. No primeiro capítulo, selecionou dez crônicas suas e outras duas que fez em parceria com Tarcísio Matos. Aborda temas atuais, como o novo Código de Trânsito, a “boquinha da garrafa” e também alguns regionais, como na crônica “O Sabugo Reciclável”. Na segunda etapa, volta-se para figuras folclóricas de Canindé. Aquelas que adoram contar “causos”, quase todos com boas doses de exagero. É o caso do personagem “Broca da Silveira”, um cara cheio de espertezas que dribla sua condição de nordestino, pobre e semi-analfabeto, para conseguir o que quer. Foi preso e subornou o médico da penitenciária lá de São Paulo para lhe dar um medicamento que ficasse como um morto. Conseguiu, então, embarcar numa urna “funerária” de volta ao seu Nordeste. “A história dele é um misto de 50% de realidade e 50% de fantasia”, afirma. O autor conta que numa temporada em Canindé, costumava para os bares da cidade na companhia de Pedro Paulo Paulino. Munidos de papel e caneta e às vezes de um note-book, os dois observavam aquelas figuras bem características. Quando ouviam alguma história interessante, passavam para o papel ou para o computador. Assim, foi ampliando o material para a publicação do livro. O terceiro capítulo é totalmente dedicado a Literatura de Cordel, o grande forte de Arievaldo, como aponta. O escritor apresenta seus próprios cordéis e outros de parcerias com Jota Batista, Pedro Paulo Paulino e Sílvio Roberto Santos. Também trabalham temas atuais como a clonagem da ovelha Dolly, o encontro de Fernando Henrique Cardoso com Pedro Álvares Cabral nos 500 anos de descobrimento, a história de um poeta que adquiriu uma boneca inflável, entre outros. O livro tem o prefácio do humorista Falcão e a orelha de B.C. Neto, pró-reitor de Extensão da UECE. Arievaldo atuou como radialista de 1985 a 92. Trabalhava em Canindé, fazendo um quadro humorístico com personagens criados por ele, como Salustiano e dona Filismina. Em 1992, veio para a capital e integrou a equipe da Rádio Cidade. Mas desde 1993 que vem se dedicando a charges e caricaturas, e, agora, ingressa na carreira de escritor. O livro está à venda nas bancas de revista da Praça do Ferreira e nas livrarias Livro Técnico.


Matéria publicada no DIÁRIO DO NORDESTE
- Fortaleza, Ceará - Sexta-feira 21 de maio de 1999