quarta-feira, 6 de julho de 2011

O LIVRO DA SEMANA

Estamos inaugurando uma nova seção. Livros sobre folclore, cordel e cantoria em PDF, disponíveis para download. Este livro que estamos resgatando hoje foi postado no blog VILA DE PATOS. O livro, publicado em 1953, traz deliciosas histórias e repentes de Pinto do Monteiro, Irmãos Batista, Domingos Fonseca, José Soares, Antonio Marinho e outros gênios da cantoria.
A Vila de Patos, na Paraíba, teria sido o local da peleja entre Ignacio da Catingueira e Romano da Mãe d'Água ocorrida em 1870. Dizem que esta foi a peleja fundadora de todas as pelejas

Coutinho Filho. Violas e repentes


PARA BAIXAR:http://www.mediafire.com/?cl3fjdozzyh

3 comentários:

  1. O livro de Coutinho Filho é muito interessante mas comete um pecado que geralmente ocorre com a maioria das obras desse gênero escritas por autores paraibanos ou pernambucanos. Vêm no cantador cearense um inimigo comum, o seu alvo predileto para depreciações e achincalhamentos.
    Também comete o deslize de atribuir a Antonio Marinho fatos que ocorreram de fato aqui no Ceará, com personagens daqui. É o caso da anedota de Miguel Carpina (os ovos do cachorro), recolhida por Leonardo Mota no início dos anos 1920. Neste livro de Coutinho Filho, de 1953, a anedota é erroneamente atribuída a Antonio Marinho. Como sempre, na visão desses pesquisadores, os unicos genios da cantoria são Pinto do Monteiro e Antonio Marinho, sempre eles.

    Francisco Ferreira dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que diz Francisco Ferreira dos Santos. Muitos lances maravilhosos do repente aconteceram no Ceará ou fora daqui, mas com cantadores cearenses. Que Pernambuco e Paraíba sempre tenham dado à luz grandes improvisadores,não resta dúvida; mas, não é menos verdade que o Ceará também produziu seus gênios do repente. Se cotejar essas antologias de cantadores que circulam por aí, vai ser encontrada muita contradição em relação a autoria de repentes consagrados. É lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de colocar a Radio Poesia nesse maravilhoso blog
    aguardo resposta:
    radiopoesiabrasil@gmail.com

    ResponderExcluir