quarta-feira, 31 de outubro de 2018

SACI X HALLOWEN


(Imagem: reprodução/ Facebook/ Sociedade dos Observadores de Saci)

31 de outubro (31/10):
Dia do Saci ou Dia das Bruxas?
Entenda a história
As duas comemorações são no mesmo dia e não anulam uma a outra. O Dia do Saci prega a perpetuação da cultura e do folclore brasileiro

O Dia das Bruxas, Halloween em inglês, que surgiu nos Estados Unidos, ganhou o mundo e é uma das datas comemorativas mais lucrativas e comerciais sob o pretexto de "doces e travessuras" e pela compra de fantasias e adereços. No Brasil, a abrangência não é diferente, mas há quem defenda que o dia seja comemorado sob outra ótica e destaque outro protagonista: o Saci Pererê.

Pensando em homenagear e perpetuar a cultura do País e ir de encontro ao consumismo e comercialização que acontecem no Dia das Bruxas, estudiosos e entusiastas do foclore brasileiro criaram o Dia do Saci e instituiram a celebração para o mesmo dia do Halloween. A ideia surgiu da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), criada em 2003 em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, para estudar não só o saci, como outros mitos brasileiros.

Flávio Paiva, colunista de cultura do O POVO e membro da Sosaci, explica a escolha da data. "A ideia que fosse no mesmo dia foi pra criar um conflito e ir de encontro com a data americana. Não é uma festa 'do contra', é uma festa para dar alternativa a quem gosta desse tipo de manifestação e quer celebrar a brasilidade", aponta.

Leia matéria completa na edição de hoje de O POVO: https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2018/10/31-de-outubro-31-10-dia-do-saci-ou-dia-das-bruxas.html

LEIA TAMBÉM: http://maladeromances.blogspot.com/2016/10/saci-perere-x-hallowen.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário