quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORDEL EM QUADRINHOS

O exército da narrativa

Ilustrações de Eduardo Azevedo para o poema de Leandro Gomes de Barros, A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás

Clássico do cordel, "A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás", de Leandro Gomes de Barros, ganha versão em quadrinhos por dupla cearense. Klévisson Viana e Eduardo Azevedo lançam o livro hoje, na II Feira do Livro Infantil de Fortaleza


Há mais de um século, quando o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1856 - 1918) escreveu "A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás", a história do embate entre o guerreiro cristão e o mouro já era antiga. O conto integra o conjunto de narrativas em torno da figura do rei francês Carlos Magno. O relato das aventuras (mais literárias que históricas) do destemido rei e de seus fieis cavalheiros chegou ao Brasil com os colonizadores europeus e se disseminou no interior no País. No Nordeste, encontrou solo fértil e ganhou tons próprios, a se moldar à voz e à imaginação de quem a narrava.

A nova aventura desta história, que desafia o tempo e conquista suportes de leitura, é uma versão em quadrinhos. O projeto é assinado por Klévisson Viana, poeta cordelista, ilustrador e quadrinhista, e Eduardo Azevedo, ilustrador que estreia como quadrinhista neste álbum. O trabalho da dupla foi um dos ganhadores da categoria Luiz Sá (HQ), do Prêmio Literário para Autores Cearenses 2010, da Secretária da Cultura do Estado (Secult). O álbum será lançado, amanhã, às 17h30, na Praça do Ferreira, integrando a programação da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece até sábado, no local.

O poeta paraibano baseou-se numa versão escrita do conto, encontrada em "História de Carlos Magno e os Doze Pares de França" (1863), do padre e médico militar português Jerônimo Moreira de Carvalho. Narrada em versos heptassílabos por Gomes de Barros, entremeou-se ainda mais no repertório da tradição popular. O original ganhou sucessivas edições, impossível de precisar quantas, e recontado por outros autores da literatura de folhetos.

Na adaptação para a linguagem das HQs, a proposta foi manter-se fiel ao clássico. Klévisson selecionou os versos e os converteu em balões e caixas de texto para acompanhar os belos desenhos de Azevedo.


QUADRINHOS
" A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás"
Leandro Gomes de Barros, Klévisson Viana e Eduardo Azevedo
R$30 - 48 páginas
2011 - Tupynanquim
Lançamento às 17h30, na Praça do Ferreira, na II Feira do Livro Infantil de Fortaleza.
Programação gratuita.
Contato: (85) 3464 3108

DELLANO RIOS - EDITOR  (Caderno 3 - Diario do Nordeste)

"BATALHA DE OLIVEIROS COM FERRABRAS" e "PAVÃO MISTERIOSO" EM QUADRINHOS.
ENVIAMOS PELO CORREIO PARA QUALQUER PARTE DO BRASIL
Maiores informações:  acordacordel@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário