segunda-feira, 16 de abril de 2012

BLOG "ROSA & BLUE" comenta o Chapeuzinho



Uma coisa que sempre me chamou muito a atenção é a maneira como as histórias infantis são contadas e principalmente os assustadores cantos de ninar. Já pensou dormir ouvindo sua mãe dizer, boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta!? Quem dormiria assim, acredito que muitas de nós já sofremos isso!! No entanto, eu sempre cantei várias destas cantigas de ninar de maneira diferente: Boi da cara preta, deixa o meu menino que não tem medo de careta.
Recentemente, resolvi resgatar todas as antigas histórias infantis: João & Maria, Chapeuzinho, Branca de Neve, Cinderela, Os Três Porquinhos, mas todas elas lidam ou com um lobo mau ou com uma bruxa ou madrasta malvada!!! Depois dizem que as crianças ficam medrosas quando a noite cai!!!
No entanto, quando fui a livraria buscar um livro ilustrativo sobre o Chapeuzinho Vermelho, achei este livro de autoria de Arievaldo Viana e ilustração de Jô Oliveira, ”A Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau”. Simplesmente adorei!!! Ele retrata a história sob 2 pontos de vista distintos. A original onde o Lobo Mau come os personagens devido a sua inocência. E outra versão, super atual, que ensina que as crianças de hoje em dia são muito espertas e não dão papo para qualquer pessoa, isso tudo faz com que o rumo da história seja diferente e o mal não VENCE!!! Ufa, até que enfim! Adorei e recomendo. Sem falar que a narração é em clima poético e os personagens caracterizados de acordo com a realidade do nordeste do Brasil!
Detalhe interessante é de que o autor é também o criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos no Nordeste. Falei diretamente com o Arievaldo e ele me disse que este livro do Chapeuzinho faz parte de uma série que tem também O COELHO E O JABUTI e O GANSO DE OURO. Estou doida para ler estes outros com meus filhos. Fica aqui a dica!




Fonte: http://rosaeblue.com.br/?p=4809#comment-1531

Nenhum comentário:

Postar um comentário