quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ENCONTRO DE CARTUNISTAS

Edgar Vasques, Arievaldo e Jô Oliveira

Em Porto Alegre, eu e o ilustrador Jô Oliveira tivemos um animado encontro com os cartunistas locais... Na foto acima, estamos com o famoso Edgar Vasques, autor da tirinha 'Rango', conhecida nacionalmente. Ele acaba de lançar a versão em quadrinhos de "Tragédia da Rua da Praia", uma incrível história ocorrida em 1911 com quatro imigrantes russos, supostamente anarquistas.

Embora faça cordel desde menino meus primeiros trabalhos publicados na imprensa foram como CARTUNISTA e CHARGISTA. Iniciei em 1982 no "Jornal de Canindé", fundado pelo Dr. Bosco Sobreira. Foi lá que aconteceu a estréia do meu personagem "Nonato Lamparina", um cangaceiro atemporal, vivendo suas aventuras em plena década de 70. Em seguida passei a colaborar com o jornal O POVO, de Fortaleza, publicando tiras semanais do mesmo personagem. Finalmente em 1986 lancei minha primeira HQ, "Canindé da lenda à realidade", com tiragem de 10 mil exemplares que esgoraram em menos de dois anos. Participei de alguns salões de humor no Brasil e no exterior e organizei, juntamente com o mano Klévisson Viana, tres salões em Canindé-CE e dois em Fortaleza-CE. Tenho trabalhos publicados no catálogo do Salão Internacional de Knoke Heist, na Bélgica. Num  desses catálogos há trabalhos de outro brasileiro, o cartunista SANTIAGO, de Porto Alegre, que encontrei novamente nessa recente viagem ao Rio Grande do Sul.

Mas voltando a minha tragetória de cartunista, a partir de 1992 passei a colaborar como chargista na imprensa alternativa sindical de Fortaleza, onde estou até hoje. Já fiz muita charge e ilustração para Sindipetro, SINTAF, Sindicato dos Bancários, Sindsaúde etc. Pretendo, inclusive, lançar um livro contando, através dessas charges, 20 anos de história do movimento sindical cearense. Isso é projeto para 2012.

Uma das idéias para capa de "Traço Operário"

 

Na foto abaixo, eu e Jô Oliveira estamos na companhia dos cartunistas FERNANDO UBERTI (de colete marrom), SANTIAGO (de barba grisalha) e do jazzófilo BRENO RIBEIRO (de camisa preta), grande amigo dos cartunistas gaúchos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário