segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cordéis publicados no Rio na década de 1940

Interessante postagem do blog CORDEL ATEMPORAL (www.marcohaurelio.blogspot.com) mostra alguns folhetos raros publicados no Rio de Janeiro na década de 1940, todos com capa em policromia. No catálogo, pelo menos dois títulos inspirados na obra de Leandro Gomes de Barros (Baman e Gercina e A força do amor). Confiram a postagem:


Escrita Por Arthur Silva Torres e publicada em 1948, a História da Fada Gercina e do Príncipe Romão tem algumas peculiaridades que merecem destaque:
  • A capa colorida em formato 14X18, antecipa-se à editora Prelúdio, futura editora Luzeiro. A Livraria H. Antunes, carioca também, publicava já nesse formato, embora não se dedicasse exclusivamente ao cordel.
  • O título do romance que, inevitavelmente, remete ao clássico O Príncipe e a Fada (ou Baman e Gercina), assim como elementos da capa, como a serpente, o leão e a ave de rapina. "Romão" é um disfarce para "Baman", tratando-se, evidentemente, de um pastiche do original leandrino. Em outra história da lavra de Torres, o Romance de Paulo e Joaninha, em que aparece um casal em fuga sobre um cavalo, recria-se o episódio clássico da História de Mariquinha e José de Souza Leão, de João Ferreira de Lima.

  • Torres, autor cuja biografia ainda desconheço, recriou o clássico Zezinho e Mariquinha, do pioneiro Silvino Pirauá de Lima. O título invertido — História de Mariquinha e de Zezinho, publicada em 1947 — não esconde a fonte.

  • Na quarta capa da História da Fada Gercina e do Príncipe Romão, descobrimos ser A. S. Torres autor da História Completa de Alonso e de Marina, óbvia cópia do grande romance A Força do Amor, talvez a melhor obra de Leandro Gomes de Barros.
Originais, como se nota, são as cores, pois as histórias e os temas são velhos conhecidos dos nordestinos.


Todos os títulos citados estão à venda pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário