sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A REVISTA DE LAMPIÃO

João de Sousa Lima, um dos mais brilhantes e persistentes pesquisadores da história do cangaço publicou hoje em seu blog uma matéria sobre a revista NOITE ILUSTRADA que aparece numa foto clássica de Lampião e Maria Bonita, do acervo da ABA FILM, de Fortaleza:
A NOITE ILUSTRADA:
A REVISTA DO REI DO CANGAÇO


Em uma das fotografias mais clássicas de toda a  história do cangaço, podemos ver Maria Bonita sentada acariciando os cães Ligeiro e Guarany e Lampião ao seu lado, em pé, com um jornal nas mãos. Sempre tive curiosidade em saber que revista era aquela e quem seria a mulher que aparecia na página.
Conversando com um amigo, grande pesquisador do cangaço, ele disse ser ela uma miss Brasil, informação vaga e insegura.
Quando comecei a pesquisar  sobre  o coronel João Sá, deputado constituinte da Bahia, figura  histórica da cidade de Jeremoabo e um dos maiores coiteiros do cangaço em todo território baiano, descobri na sua fazenda Espaduada  alguns documentos que teimavam em permanecer intactos mesmo estando cercados por cupins devoradores. Muita coisa havia se perdido e dentre as poucas que sobreviveram estava lá o jornal que tanto prendia minha curiosidade:  A NOITE ILUSTRADA.
Na capa não é uma miss e também não é brasileira, ela é uma modelo e no texto da capa diz o seguinte:
“ A SEREIA E SUA REDE...
ANNA EVERS EXHIBINDO UM FORMOSO MODELO PRAIANO EM SANTA MÔNICA, CALIFÓRNIA
(vide página 32)”

Na página 32 tem a foto  da modelo e podemos apreciar o texto que segue em anexo.
Na verdade Lampião não está naquele momento lendo o jornal, ele está apenas fazendo pose para ser fotografado, a foto da modelo é a capa do jornal e Lampião tem para sua visão a contracapa.
Na capa tem as informações: Director: Gil Pereira – Gerente: Vasco Lima- 27-5-1936- N. 354 – CAPITAL  400 rs.- ESTADOS  500rs.
Segundo depoimentos das cangaceiras Aristeia e Dadá as fotos feitas por Benjamin Abraão foram entre junho e julho de 1936, portanto um mês ou dois depois do lançamento do jornal que tem a data de 27 de maio de 1936.
O jornal tem 40 páginas, dezenas de excelentes fotografias e propagandas de cremes, remédios, loções e veneno para insetos.
Dentre as propagandas citadas, algumas coisas que ainda temos na atualidade, tais como: Vick Vaporub, Canetas Parker, Emulsão Scott, Leite de Colônia, Leite Condensado Marca Moça, Gillette, Pastilhas Valda, General  Eletric, Sal de Fruta ENO e Creme Dental Colgate.
Li todo o jornal e pude ter uma idéia do que circulava nas reportagens da época.
O jornal faz parte de meu acervo particular, porém servirá para quem estuda  as histórias  do Brasil, principalmente a história do nordeste  e está aqui à disposição para quem interessar possa.
Par as lentes eternas de Benjamin Abraão e  a posteridade da fotografia brasileira, repousa uma mulher que acaricia dois cachorros e uma modelo que figura em páginas hoje amareladas pelo tempo, as noticias guardadas atiçam a curiosidade de quem pesquisa, o achado alegra a visão de quem acha o que procura, o olhar enigmático nega a visão de quem lê na pose que perpetua o contexto histórico de uma simples fotografia, retratos da vida, imagens de uma época, figuras infinitas.


A capa da revista A NOITE ILUSTRADA.


Contracapa da revista que
Lampião segura na famosa fotografia.
A foto interna da modelo, na página 32

4 comentários:

  1. Um verdadeiro achado histórico-literário. Impressionante esse casamento do faro do pesquisador com a grande oportunidade de divulgação que a internet oferece. Fiquei deveras fascinado com essa descoberta.

    ResponderExcluir
  2. E aquela foto dele segurando um exemplar do jornal O Globo ? Você sabe o que tinha naquelas páginas daquela edição? Eu sempre tive curiosidade pra saber!

    ResponderExcluir
  3. E aquela foto dele segurando um exemplar do jornal O Globo? Você tem informações sobre o que tinha naquelas páginas? Gostaria muito de saber! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos que visitam e comentam o BLOG ACORDA CORDEL. Interessados em adquirir LIVROS e FOLHETOS DE CORDEL entrar em contato através do e-mail: acordacordel@hotmail.com

    ResponderExcluir