segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Literatura de Cordel na Escola

 

TEXTO BÁSICO PARA OFICINAS

Por: Marco Haurelio (Cordel Atemporal) 


Brevíssimo histórico
Desde o século XIX, a literatura de cordel nordestina vem sendo usada como fonte de lazer, educação e cultura. Foi o primeiro jornal do homem do campo e sua cartilha de alfabetização. Vários nordestinos aprenderam a ler através dos folhetos de cordel. Sob a luz do lampião a querosene, as pessoas se reuniam em torno para a leitura dos grandes clássicos do gênero, além das novidades, recém-adquiridas nas feiras populares.
Os variados gêneros da poesia popular eram debulhados pela genialidade dos leitores (ou ledores) e dos cantadores de folhetos, alguns profissionais. O conteúdo das histórias, sua rima cadenciada, sua poesia, ao mesmo tempo simples e elevada, eram um convite à alfabetização, ao conhecimento dos rudimentos da escrita. Milhares de pessoas tiveram no “livrinho de versos” seu primeiro e, quase sempre, único professor.

No Nordeste, além do papel social, aproximando as pessoas, o Cordel sempre teve uma finalidade lúdica, daí a popularidade de heróis traquinos como Pedro Malazarte, Cancão de Fogo e João Grilo. As histórias de encantamento representavam uma fuga temporária da realidade quotidiana e um mergulho num mundo onde tudo era possível. Os cangaceiros encarnavam um ideal de justiça numa época em que o coronel se postava como um senhor absoluto. Com o fim do cangaço, surgiram heróis da ficção como Rufino, o Rei do Barulho, José de Souza Leão e Antônio Cobra-Choca, sempre em papéis de vingadores das injustiças de que eram vítimas os sertanejos. Lampião, Padre Cícero, Getúlio Vargas e Frei Damião foram, e continuam sendo biografados pelos poetas populares, intérpretes do inconsciente coletivo.

Leandro Gomes de Barros (1865-19198) é, ainda hoje, o mais lido de todos os poetas do gênero e o principal responsável por sua difusão. O Romance do pavão misterioso, de José Camelo de Melo Resende, é o best-seller do Cordel, com milhões de exemplares vendidos em mais de 70 anos de edições e reimpressões ininterruptas. Hoje, são muitos os autores que militam na lide cordeliana, a exemplo de Klévisson Viana, Rouxinol do Rinaré, Manoel Monteiro, Moreira de Acopiara, Marco Haurélio, Arievaldo Viana, João Gomes de Sá, Varneci Nascimento, Evaristo Geraldo, Janduhy Dantas, José Honório e Antônio Barreto.

Muitas são as formas de se ilustrar um folheto de cordel, mas a mais característica é a xilogravura. São famosos os poetas xilógrafos José Costa Leite, Dila, Jota Barros, J. Borges, Stênio Diniz. Atualmente, uma outra geração se destaca com nomes como: Marcelo Soares, Erivaldo, Severino Borges e Nireuda Longobardi.

Estrutura do cordel
A estrofe básica do cordel é a sextilha, com predominância para os versos de sete sílabas poéticas. Como exemplo, tomemos de empréstimo este trecho de Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo, de minha autoria.

João Grilo foi um menino (X)
De grande sagacidade, (A)
Aprimorou a esperteza (X)
Devido à necessidade – (A)
Enganava a todo mundo (X)
Com muita facilidade. (A)

1 2 3 4 5 6 7
João/ Gri/lo /foi/ um/ me/nino

O X A X A X A refere-se ao esquema de rimas utilizado. Com X são indicados os versos que não rimam e, com A, os versos que rimam entre si. O trecho selecionado tem sete sílabas poéticas. Conta-se até a última sílaba tônica, no caso o “ni”. A átona “no”, que é pronunciada sem muita ênfase, não entra no cômputo final. Esse processo é chamado de escansão. No quarto verso (Devido à necessidade), na parte destacada, há a fusão de duas vogais em palavras separadas, o que gera somente uma sílaba poética. É o que chamamos de elisão.

Como exemplo de setilha, pegaremos a primeira estrofe do clássico A Chegada de Lampião no Inferno, de José Pacheco da Rocha:

Um cabra de Lampião (X)
Chamado Pilão Deitado (A)
Que morreu numa trincheira (X)
Num certo tempo passado (A)
Agora pelo sertão (B)
Anda correndo visão (B)
Fazendo mal-assombrado. (A)

Os versos que rimam entre si são o 2º, o 4º, e o 7º (A), alem do 5º e do 6º (B). O 1º e o 3º, representados por X, não rimam entre si.

Agora, um exemplo em martelo agalopado (estrofe de dez versos de dez sílabas poéticas). Os versos são marcados por acentuação tônica nas terceira, seta e décima sílabas. A estrofe foi retirada do folheto Galopando o Cavalo Pensamento, de minha autoria:

A Senhora dos Túmulos observa
O vaivém da tacanha mocidade,
Que despreza a virtude e a verdade
E dos vícios se mostra fiel serva,
Porém nada no mundo se conserva:
Sendo a vida infindo movimento,
É a Morte um novo nascimento
A inveja é o túmulo dos vivos –
O herói repudia esses cativos,
Galopando o Cavalo Pensamento.

Lembramos que esta modalidade é mais comum nas cantorias de poetas repentistas e são poucos os cordelistas que exploram esta seara.
O mesmo se diga do galope à beira-mar, composto por estrofes de dez versos de onze sílabas poéticas, com acentuação nas segunda, quinta, oitava e décima primeira sílabas poéticas. O trecho abaixo, que homenageia o projeto TAMAR, integrou o cordel Brasil Real em Poesia, organizado pelo professor mineiro José Mauro.

Nos mares revoltos da ignorância
Espécies inteiras são ameaçadas;
Somente nos livros serão relembradas,
Varridas do mapa pela intolerância,
Quer a natureza e a Deus celebrar,
Ver a tartaruga marinha chegar
Ao grande oceano revolto, sem fim,
Para a liberdade alcançar assim
Vencendo a batalha na beira do mar.

Nenhuma oficina pode abarcar a pretensão de formar autores. Pode, no máximo, servir para despertar ou impulsionar talentos. A formação de leitores, esta sim, deve ser o objetivo do poeta-ministrante. E a leitura de bons autores do gênero é fundamental.

A lista abaixo não se pretende completa, mas traz algumas obras recomendáveis para aqueles que já conhecem e para os que pretendem adentrar o universo multifacetado da literatura de cordel. Dei preferência para títulos que são publicados, para facilitar o trabalho daqueles que lerão, pela primeira vez, um folheto de cordel ou ainda não têm muita familiaridade com o gênero.

Folhetos e romances sugeridos

- O Cachorro dos Mortos, de Leandro Gomes de Barros
- Vida e Testamento de Cancão de Fogo, de Leandro Gomes de Barros
- História de João da Cruz, de Leandro Gomes de Barros
- Batalha de Oliveiros com Ferrabrás, de Leandro Gomes de Barros
- História de Zezinho e Mariquinha, de Silvino Pirauá de Lima
- Antônio Silvino – Vida, Crimes e Julgamento, de Francisco das Chagas Batista
- História de Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros
- História do Valente Vilela, de João Martins de Athayde
- O Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Resende
- História de Pedrinho e Julinha, de José camelo de Melo Resende
- A Sorte do Amor, de Manoel D’Almeida Filho
- O Príncipe do Barro Branco e a Princesa do Vai-Não-Torna, de Severino Milanês da Silva
- O Príncipe João sem Medo e a Princesa da Ilha dos Diamantes, de Francisco Sales de Arêda
- O Enjeitado de Orion, de Delarme Monteiro da Silva
- João Soldado, de Antônio Teodoro dos Santos
- O Grande Debate de Lampião com São Pedro, de José Pacheco da Rocha
- História de Vicente e Josina, de José Pacheco da Rocha
- O Assassino da Honra ou a Louca do Jardim, de Caetano Cosme da Silva
- O Verdadeiro Romance do Herói João de Calais, de Severino Borges Silva
- História do valente Sertanejo Zé Garcia, de João Melquíades Ferreira vda Silva
- Aprígio Coitinho e Neusa, de José Camelo de Melo Resende
- Amor e Martírio de uma Escrava, de João Firmino Cabral
- A Lagoa Misteriosa e o Cavalo Encantado, de Eneias Tavares dos Santos
- Entre o Amor e a Espada, de José Camelo de Melo Resende
- História do Valente João Acaba-Mundo e a Serpente Negra, de Minelvino Francisco Silva
- História do Boi Leitão e o Vaqueiro que Não Mentia, de Francisco Firmino de Paula
- Padre Cícero, o Santo do Juazeiro, de Manoel D’Almeida Filho
- A Vitória do Príncipe Roldão no Reino do Pensamento, de Severino Gonçalves de Oliveira
- Dimas e Madalena nos Labirintos da Sorte, de Manoel Pereira Sobrinho
- João Sem Destino no Reino dos Enforcados, de Antônio Alves da Silva
- João Grilo, um Presepeiro no Palácio, de Pedro Monteiro
- O Batizado do Gato, de Arievaldo Viana
- João da Viola e a Princesa Interesseira, de Klévisson Viana
- As Três Folhas da Serpente, de Marco Haurélio
- O Massacre de Canudos, de Varneci Nascimento
- Os Últimos Dias de Pompeia, de Evaristo Geraldo
- Uma Tragédia de Amor ou a Louca dos Caminhos, de Manoel Monteiro
- A Vitória de Renato e o Amor de Mariana, de José João dos Santos (Mestre Azulão)
- O Guarda-Floresta e o Capitão de Ladrões, de Rouxinol do Rinaré

Bibliografia sugerida

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Coleção Histórias de Leitura.
Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1999.
ALMEIDA, Átila, ALVES SOBRINHO, José. Dicionário bio-biliográfico de repentistas e poetas de bancada. João Pessoa: Editora universitária, 1978.
ALVES SOBRINHO, José. Cantadores, repentistas e poetas populares. Campina Grande, PB: Bagagem, 2003.
AZEVEDO, Adriana Cordeiro. Cordel, Lampião e cinema na terra do sol. Rio de Janeiro: Ferreira Estúdio, 2004.
BATISTA, Sebastião Nunes Batista. Antologia da Literatura de Cordel. Natal: Fundação José Augusto, 1977.
CAMPOS, Renato Carneiro. Ideologia dos poetas populares do Nordeste. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro; FUNARTE, 1977.
CASCUDO, Luís da Câmara. Cinco livros do povo (edição fac-similar). João Pessoa: Editora Universitária, 1979.
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_____________. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: editora da universidade de São Paulo, 1984.
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FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da memória: conto e poesia popular. Salvador, BA: Fundação Casa de Jorge Amado, 1991.
LESSA, Orígenes. Getúlio Vargas na Literatura de Cordel. Rio de Janeiro: Documentário, 1973.
LESSA, Orígenes, SILVA, Vera Lúcia Luna e. O cordel e os desmantelos do mundo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1983.
LIMA, Egídio Oliveira. Folhetos de cordel. João Pessoa: Editora Universitária, 1978.
LITERATURA POPULAR EM VERSO: ESTUDOS. Manoel Diegues Júnior et al. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 1986.
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_____________. A notícia na Literatura de Cordel. São Paulo: Estação Liberdade, 1992.
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_____________. Cantadores: poesia e linguagem do sertão cearense. Rio de janeiro: Livraria Castilho, 1921.
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PROENÇA, Manoel Cavalcante. Literatura Popular em verso: antologia. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1986.
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SLATER, Candace. A vida no barbante: a Literatura de Cordel no Brasil. Trad.: Octávio Alves Filho. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1984.
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SOUZA, Pe. Manoel Matusalém. A Igreja e o povo na Literatura de Cordel. São Paulo: Paulinas, 1984.
TAVARES, Bráulio. Contando histórias em versos: poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2005.
VIANA, Arievaldo (org.). Acorda cordel da sala de aula. Fortaleza: Tupynanquim; Mossoró: Queima-Bucha, 2006.

5 comentários:

  1. ATENÇÃO!

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    Arievaldo Viana

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    1. adoro aprender sobre literatura cordel e legallllllllllll

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    2. e legal aprender legallllllllllllllllllllllllllllllllllllll

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  2. preciso aprende sobre isso para levar a escola muitoooooooooooooo legalllllll

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  3. preciso aprender mais sobre isso e muito legallllllllllllll

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