sábado, 23 de julho de 2011

BAU DA GAIATICE


NOVIDADE DA SEMANA

Ontem participamos de uma interessante reunião com o jornalista Francisco Bezerra (o Bezerrinha) e o pessoal da Editora Assaré (responsável pela publicação da revista Nordeste Vinte e Um) para acertar detalhes da publicação da terceira edição do livro O BAÚ DA GAIATICE. Tudo indica que a irreverente e badalada arca da molecagem cearense sairá mesmo daqui para setembro, com novos ajustes nas dobradiças e na fechadura. Quando o baú for aberto novamente, vai ser um pipocar de risadas!

TRECHO

TOPA TUDO POR DINHEIRO


Quando abriu mão da merenda - um copo de garapa de murici e duas maria-malucas - para comprar o bilhete da Telesena, 'Imbrúi de Prego', dedicado operário do ramo da construção civil, jamais poderia imaginar que estava se tornando naquele justo momento mais um bafejado pelos ares da sorte, tornando-se o mais novo milionário da quarta etapa do Conjunto Ceará.
A bem da verdade, o bilhete premiado sofreu alguns revezes. A sogra de 'Imbrúi de Prego', cega de guia, confundiu a Telesena com um encarte das Lojas Paraíso e levou o malfadado papel para a "casa de força", causando com isto verdadeiro transtorno. Foi necessário fazer uma lavagem à seco para o bicho ficar semi novo. Só não perdeu a catinga e a "marca d'água" impressa pela velha.
Quando o Abravanel anunciou os 25 números premiados, foi aquela algazarra. O bodegueiro Chico Leandro, quando soube da novidade, reabriu o crédito do felizardo proscrito, fornecendo meia grade de cerveja e um galeto para a comemoração. Entrega à domicílio e tudo... É o fraco!
Não demorou muito e chegaram pelo Correio as passagens aéreas que possibilitaram ao novo milionário ir assistir ao vivo e a cores o "TOPA TUDO POR DINHEIRO". Imbrúi, que desde a mais tenra idade acalentava o sonho de conhecer o Sílvio Santos pessoalmente, quase morre de emoção quando viu seu sonho de 45 anos realizado. É o novo!
Viagem como esta requer uma série de preparativos e a primeira providência de Dona Veridiana, mulher do servente-milionário, foi comprar uma penca de bananas e fazer uma lata de farofa. Desconhecedor das regras de etiqueta, 'Imbrúi' não sabia que era falta de educação falar com a boca cheia, portanto haja farofa no paletó do Ex-Senador Mauro Benevides, que teve o infortúnio de viajar lado a lado com o emergente do Conjunto Ceará. "Vai mais uma bananinha aí, senador?"
Sentiu-se mal após meia hora de viagem e dirigiu-se à aeromoça:
- Trocadora, abra aqui a jinela desta onça, mode eu vomitar!!!
Finalmente nos estúdios do SBT, resolveu assistir as gravações do programa do Gugu, quando foi convidado a substituir o Batoré na prova da banheira. Quando estava lá no rala e rola, atracado com a Sheila do Tcham, prestes a passar-lhe o prumo e tirá-la de nível, recebeu um balde d'água na cara...
- Acorda, coisa ruim... Vai trabalhar! Chega bêbo de madrugada e depois quer dormir até meio dia!
Era Veridiana, a mulher do Imbrúi, lhe chamando para mais um dia de batente. Como diria Moreira da Silva, "foi um sonho, minha gente!"

(Crônica publicada na revista VARAL em 1998)

Caricatura de Silvio Santos - Baptistão

AGUARDEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário