terça-feira, 17 de maio de 2011

LETRAS SERTANEJAS

A SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO
GUERREIRO TOGADO

 
 
         Acaba de ser lançada a Segunda Edição do livro GUERREIRO TOGADO, do escritor PEDRO NUNES FILHO, que trata da luta armada do Dr. Augusto Santa Cruz, promotor público em Monteiro, Paraíba do Norte. Em 1911, o bacharel insurgiu-se contra o governo da Paraíba, formou uma milícia armada de 500 homens, fez uma guerra que encheu todo o Sertão. Trata-se de uma epopéia sertaneja, cuja leitura empolga e comove.
         Edição luxuosa, comemorativa dos 100 anos (1911-2011) daquele incidente político que teve desdobramentos em Pernambuco e no Ceará. Impresso no formato 16x23 cm, o livro contém 516 páginas e 69 fotos preto e branco, sangradas, em excelente resolução.
         Prefácios de Frederico Pernambucano de Mello e de Antônio Jorge de Siqueira. O texto da orelha é José Rafael de Menezes que depõe: “Guerreiro Togado inscreve-se entre os melhores estudos municipalistas nordestinos.”  
         Na imagem acima, detalhe da capa e contra-capa do livro.
         O preço de lançamento é R$ 70,00 e a remessa é via postal por conta da editora. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail:

* * *

Quando eu estava realizando a pesquisa para elaboração da biografia do poeta Leandro Gomes de Barros deparei-me com um texto chamado "Capela de Santa Maria Magdalena", extraído do livro de Pedro Nunes Filho, onde há boas referências sobre o Padre Vicente Xavier de Farias, tio e tutor do poeta. Como ele é amigo de Cristina Nóbrega, uma de minhas principais colaboradoras nesta empreitada, acabei fazendo contato com o mesmo e ganhando um exemplar da primeira edição deste livro. É uma obra maravilhosa, cheia de referências à Literatura de Cordel, em especial aos poetas Leandro Gomes de Barros e Chagas Batista, contemporâneos do bacharel Augusto Santa Cruz. Há também versos de Pinto do Monteiro e outros trovadores sertanejos. Uma grande obra, sem dúvidas. Estou ansioso para folhear esta nova edição.

Arievaldo Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário