segunda-feira, 7 de setembro de 2015

AVISO AOS CORDELISTAS

Encontro de poetas na Rádio Poty, de Crateús-CE


Reunião do CECORDEL

O poeta "popular" ou de "bancada", mas conhecido hoje em dia como CORDELISTA está na mira do IPHAN. A Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC apresentou documento requerendo o tombamento do cordel e da cantoria como patrimônio imaterial do povo brasileiro. A pesquisadora Rosilene Melo, responsável pela regional Nordeste, incumbiu-me de entrevistar os poetas do Ceará, Piauí e Maranhão. Estarei viajando para Teresina no final deste mês de setembro e para São Luís no início de outubro. Iniciamos o trabalho na semana passada e já entrevistamos alguns poetas, dentre os quais Stélio Torquato, Paulo de Tarso e Lucarocas. Em seguida, foram entrevistados Arlene Holanda (poeta e ilustradora) e Eduardo Macedo (cordelista e xilogravador).
Muitos outros já estão agendados. Interessados em saber mais sobre essa pesquisa, podem entrar em contato comigo através deste e-mail: acordacordel@hotmail.com

Stélio Torquato

Paulo de Tarso, o poeta do Tauá

Poeta Lucarocas

Arlene Holanda

Eduardo Macedo


Zé Maria de Fortaleza, Aderaldo Luciano e Lucas Evangelista.

CRATEÚS - PORANGA - CANINDÉ


Neste final de semana próximo passado o trabalho prosseguiu com poetas de Crateús, Poranga e Canindé. Na lista dos entrevistados: Lucas Evangelista, Humberto Paz, Elmo Nunes, Gonzaga Vieira, Natan Marreiro e Pedro Paulo Paulino. Esta semana, convoco os amigos do CECORDEL: Guaipuan Vieira, Pardal, Vânia Freitas, Jotabê, Cícero Modesto, Maria Luciene, dentre outros, para agendarmos as entrevistas.

Poeta Lucas Evangelista, na Academia de Letras de Cratheús

 Poeta popular Pedro Paulo Paulino

Poeta Elmo Nunes - Poranga-CE

Lucas Evangelista e família



5 comentários:

  1. Olá Arievaldo, muito obrigada por mais essa contribuição ao cordel. Estamos caminhando firmes em direção ao nosso objetivo e concretizar o registro da literatura de cordel como patrimônio do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Rosilene Melo. A Literatura de Cordel vive um momento muito especial de resgate e fortalecimento. Estamos felizes pela contribuição que estamos dando neste cenário atual.

      Excluir
  2. A cordelização, com a cibenergia, dá nisso:

    https://www.youtube.com/watch?v=PacGlnEwP0k

    ResponderExcluir
  3. Tudo certo em Crateús, com o valioso apoio dos poetas Raimundo Cândido, Elmo Nunes e Elias de França, chegaremos a Lucas Evangelista, Dideus Sales e outras "feras" do cordel. Na volta, a turma de Canindé: Jota Batista, Pedro Paulo Paulino, Natan Marreiro e Gonzaga Vieira, que tem mais de 40 anos de estrada como cordelista e folheteiro.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma contribuição sem precedentes sua, poeta. Avante!

    ResponderExcluir